A chegada oficial do inverno já trouxe um alerta importante para o Sul do Brasil. Segundo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra:
uma intensa e violenta massa de ar polar começa a atuar a partir deste domingo (22), derrubando drasticamente as temperaturas em diversos estados e podendo causar impactos significativos na rotina da população, no campo e nas estradas.
“O mapa mostra claramente: toda a área em cinza representa temperaturas abaixo de zero. Na região de São Joaquim, por exemplo, a previsão indica mínimas de -5°C a até -10°C ou menos nos pontos mais altos da Serra de Santa Catarina”, alerta Coutinho em sua previsão do dia 21 de junho.
A onda de frio deve atingir cerca de 1.500 municípios da Região Sul, sendo que em pelo menos mil deles as mínimas devem ficar abaixo de zero. E não para por aí: além de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o frio avança sobre o Sudeste e Centro-Oeste.
“Muitas cidades de São Paulo e do sul de Minas Gerais também terão mínimas negativas, variando entre -2°C e 3°C positivos, inclusive em áreas produtoras de café”, completa.
No Mato Grosso do Sul, regiões do milho safrinha poderão registrar entre 2°C positivos e -3°C, e o frio também alcançará o Paraguai. A previsão ainda indica que este período de baixas temperaturas não será passageiro: uma nova massa polar deve chegar no fim de semana seguinte, mantendo o frio intenso até o início de julho.
Fonte: Clima Terra/Ronaldo Coutinho
NotiSerra/Wagner Urbano
#BarãoOnline