segunda-feira, junho 30, 2025
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Rumo Logística desativa linha férrea em Lages

Depois do aeroporto, agora a ferrovia acaba de ser desativada com a demissão dos funcionários e a última carga de combustível nesta semana

Colega Edson Varela traz péssima informação de que nesta semana a empresa Rumo Logística, que detém a concessão do ramal ferroviário do Tronco Sul – a partir de Rio Negro em direção a Lages e Rio Grande do Sul – desativou suas operações.

Uma última carga de combustíveis deve chegar ao terminal da Idaza nesta semana. Depois, só por caminhões. A Rumo já vinha operando de forma ‘mais discreta’ desde meados do ano passado.

Danos na infraestrutura

As fortes chuvas de maio do ano passado causaram estragos de todo gênero na infraestrutura ferroviária que engloba o Tronco Sul. A recuperação demandaria recursos robustos. E, desta forma, a Rumo Logística avaliou, através de seu grupo de gestão, percebendo não haver vantagem em restabelecer a regularidade do transporte em todo o trajeto do referido Tronco. A solução foi desativar a logística.

Desconhecimento geral

Edson fez contato com a área de comunicação da Rumo Logística sobre o assunto, no aguardo de alguma informação ou posicionamento a respeito. Entidades como a Acil e a própria prefeitura de Lages, pelo jeito, desconheciam que haveria essa desativação do serviço de transporte ferroviário visto que nada foi exteriorizado na história recente envolvendo expediente de tais entes.

Fonte: Edson Varela

Fotos Facebook: Ferrovia Tronco Sul – Lages/SC – Leomar Junior

#BarãoOnline

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  1. A ferrovia de Lages já foi muito movimentada.
    Até meados de 2013 tempo da antiga ALL logística tínhamos inúmeros trens diários circulando com várias cargas diversas, sendo tanques de combustíveis (gasolina, álcool, diesel)
    cliquer, cimento, soja, milho, arroz, bobinas de ferro e de papel, peças industriais container, madeira mdf, compensados, ferro gusa, nitrogênio/oxigênio.

    Tenho registro de tudo isso aqui em Lages, que desde a existência da ferrovia tronco sul, nunca houve de parar a circulação.
    Realmente lamentável

    • Maior especialidade da Rumo, sucateamento e extinção da malha ferroviária, aqui no RS vai acabar com tudo e tem a cara de pau de querer renovar o contrato que vence ano que vem..

  2. Mas a situação já é de conhecimento a mais de ano, ou seja, é sabido que ao menos desde 05/2024 o tronco sul a partir de Vacaria está fechado, era só questão de tempo o fechamento total já que a utilização aqui sempre foi ínfima. De todo modo, o RS já conta com um grupo de trabalho desde o ano passado cobrando da concessionária e do governo federal e sempre me causou uma certa estranheza que simplesmente não há nenhuma força política forte do nosso estado e principalmente de Lages envolvida diretamente nessa situação. Em resumo é grande a chance de nunca mais vermos trens passando por nossa região uma vez que o debate hoje indica que seria inviável recuperar alguns trechos do tronco sul e que o mais acertado seria um novo trajeto que possivelmente seja uma ligação ligando o estado o MS para RS passando por Chapecó e com bitola larga de ferrovia já que a nossa é a métria (1m) somente o que limita trens mais velozes.

    • O custo de fazer essa ferrovia pelo oeste é infinitamente maior que concertar o estrago do RS.
      Nunca iremos ver nova ferrovia em SC e RS.
      Isso te digo com 100% de certeza.

  3. As linhas prejudicadas perante o desastre catastrófico que atingiu o grande e querido RS em 2024 deveriam serem modificadas , pois já que os custos de restabilizá-las é algo surreal aos padrões brasileiros e para os capitalistas de plantão . Acredito que se fosse na China ou na Alemanha , a engenharia e os capitalistas de lá iriam com certeza solucionar essa séria problemática. E não se esqueçam que há um grande projeto portuário no RS , no litoral norte , em que há demanda ferroviária também ( ligando a Serra Gaúcha até o Litoral ) . Resta saber se isso será fato real mesmo e se, mesmo , vai acontecer .

    • Esse é o modelo neoliberal de gestão. Pega tudo pronto do Estado, usa pra seu próprio lucro e quando a despesa bate a porta, opa, não quer assumir o gasto. O problema é sempre da população, dos municípios que ficarão na mão. Não é uma atitude exclusiva da Rumo. Todas fazem isso. A empresa nunca é responsável por nada e não pode reconstruir nada, agora, quando o Estado faz uma nova ferrovia, as concessionárias fazem o maior barulho para terem a concessão por 30 anos. O governo federal já deveria ter revisto todos os contratos de concessão ferroviária. Está claro o abuso das empresas do setor. É necessário um novo modelo de concessão e a exclusão permanente das atuais concessionárias. Trocam-se de concessionárias rodoviárias no Brasil como se troca camisa de time de futebol, por que no setor ferroviário elas são intocáveis? Isso é muito estranho.

  4. Infelizmente o Brasil na contramão no desenvolvimento do transporte de cargas e quem sabe até de passageiros, lamentável.

  5. No Brasil infraestrutura não é prioridade, o que é prioridade no governo dos Petralhas é andar pelo mundo com avião cheio de vagabundos torrando dinheiro público.
    Nosso país chegou ao limite, senhores Eleitores chega de políticos ruins, parece que sempre escolhem pelo pior.
    Crendiospai…

  6. Quem fazia a mnt na ferrovia na época da RFFSA era o 1 B Fv.
    Como a ferrovia é do governo federal (Brasil) e a Rumo tem apenas a concessão, o ideal seria o retorno do Exército na manutenção.
    Que sabe uma parceria entre as entidades.
    O que não pode acontecer é deixar no abandono e com o tempo se findar a malha ferroviária.

  7. Sacanagem ….falta de responsabilidade de uma emprêsa que sómente visa lucros e pouco se preocupou em melhorias com a ferrovia. Foi assim com a Ferrovia São Paulo Rio Grande . FHC acabou com as ferrovias no Brasil . Foi um grande crime privatizar as ferrovias. O objetivo mesmo é prejudicar SC . Multa e entregar a concessão para quem tenha capacidade e responsabilidade e cancelamento de outras concessões que Rumo /All tenha.

  8. Sacanagem ….falta de responsabilidade de uma emprêsa que sómente visa lucros e pouco se preocupou em melhorias com a ferrovia. Foi assim com a Ferrovia São Paulo Rio Grande . FHC acabou com as ferrovias no Brasil . Foi um grande crime privatizar as ferrovias. O objetivo mesmo é prejudicar SC . Multa e entregar a concessão para quem tenha capacidade e responsabilidade e cancelamento de outras concessões que Rumo /All tenha. Não aceitaram meu comentário mas vou postar em outro local. Disseram que parece que eu já postei ….é a primeira vez vocês querem prejudicar SC e nosso governador mas vamos dar um jeito de mostrar quem vocês são

  9. É lamentável! Pois o terminal da idaza em lages fica antes dos trechos destruídos pela chuva, não faz sentido desativar, mas a rumo faz o que quer e a ANTT simplesmente não faz nada, já tem que providenciar uma relicitação pra tirar essa ferrovia das mãos da rumo pois ela só quer ficar com o corredor de exportação no Paraná com destino aos portos de Paranaguá e São francisco do sul. O restante dos trechos não interessa pra ela. O RS e SC não podem ficar isolados do resto do país, isso é insano, a um crime!

  10. A rumo está focando somente na malha norte,onde vem o maior lucro no transporte de grãos ,inclusive recebendo investimento de um grupo chinês para adquirir locomotivas e vagões.a malha oeste paulista também foi abandonada e segue se investimento.

  11. Ferrovia foi privatizada por 30 anos no governo do Fernando Henrique 1998 vão entregar para o governo Brasileiro em 2028 sucateada é uma vergonha para os políticos de Santa Catarina.

  12. Ai invés de investir em
    Ferrovias que èo futuro, cada vez mais andamos ao retrocesso por falta de incentivo e investimentos nessa área. Enquanto isso a Europa decola cada vez mais nessa área em
    Crescimento, transporte de cargas e pessoas, e redução de custos com
    Transportes rodoviários. Enquanto isso Brasil sempre
    Ficando para traz.

  13. No Brasil as privatizações são assim mesmo.
    As empresas provadas assumem, no caso das ferrovias, usam as estruturas até não possível mais, sem investimento de centavo algum. Não dá mais, então abandonam pois o lucro possível já obtiveram.
    Cadê nossos políticos? Ah dividiram o lucro…

  14. Santa Catarina nas mais do PL, só ladeira abaixo.

    Tudo abandonando a arrogância e o amor atraso. Lembra muito a fábrica da Troller.

  15. Absurdo, esse descaso com o modal ferroviário no Brasil…
    No norte do Paraná foi o ramal que ligava Ourinhos a Londrina ,(norte do Paraná com São Paulo e porto de santos) a partir deste o outro ramal sentindo ao sul que ligava ponta grossa, tambem teve o mesmo fim, sengés PR a Itararé SP que ligava com a FEPASA/sorocabana também foi extinto nos anos 90, deste outro até armonia fábrica da Klabin msm coisa…
    Nota que pra se anda na região do estado é um imenso sofrimento, maioria trecho de pista simples e imenso tráfego de caminhão…

    • Triste notícia da parada deste legendário, o governo deveria dar apoio para não parar.😰😰😰

  16. É uma pena nossos políticos não olharem com mais atenção esse tipo de logística , é +caminhões nas “BRS”maís acidentes,mais congestionamentos…

  17. Melhor deixar o saudosismo e romantismo de lado, isso provalvelmente não trazia renda para o município. Esse percurso é obsoleto, Lages não tem produção economicamente viável para escoar por via férrea. Que bom que privatizaram e o prejuízo (se é que tem) fica para a empresa privada. Se estuvesse na mào do estado estariam “forçando” para manter a gosto de políticos querendo atender desejos inviáveis de seu eleitorado.

  18. Triste notícia,moro próximo e já estou até imaginando o vandalismo que vai virar..com um monte de drogado nos vagões ..🥲lages regredindo cada vez mais lamentável..

  19. A Culpa é do FHC que Privatizou a RFFSA! E TAMBÉM A CULPA É DA INCOMPETENCIA DA RUMO HERDADO DA INCOMPETENCIA DA ALL. E ESSA BOSTA DE GOVERNO LULA NAO FAZ NADA PARA CRIAR UM ORÇAMENTO DE RECONSTRUÇÃO FERROVIARIA QUE PODERIA SER USADO PELA RUMO PARA AINDA CONTINUAR OPERANDO A MALHA SUL. E QUEM SAI PREJUDICADO É NOS SULISTA QUE ESTAMOS CADA DIA COM MENOS FERROVIA

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