Maneca não é apenas um locutor, mas uma parte da identidade cultural de Lages
O rádio lageano e catarinense amanheceu em festa neste sábado, 10 de janeiro de 2026. Um dos maiores ícones da comunicação brasileira, Manoel Corrêa, o eterno Maneca, completa 93 anos de vida. Com uma voz que atravessou décadas e fronteiras, Maneca não é apenas um locutor: é parte viva da identidade cultural de Lages e presença diária na rotina do trabalhador do campo e da cidade.
Guinness Book
Nascido em Gaspar, em 1933, Maneca adotou Lages como lar e palco de sua brilhante trajetória profissional em 1949. Ele ingressou na Rádio Clube de Lages em 1º de setembro daquele ano, apenas seis dias após a fundação da emissora. Desde então, são mais de 76 anos dedicados à mesma casa, marca que o levou ao RankBrasil e ao processo de homologação no Guinness World Records como o radialista com mais tempo de atuação contínua na mesma emissora e no mesmo programa.
Olha a hora!
À frente do “Alma Cabocla”, Maneca imortalizou o bordão “Olha a hora! Olha a hora!”, que serviu de despertador para gerações de serranos. Informando o clima, levando recados da comunidade ou tocando música sertaneja e gaúcha, sua comunicação sempre foi marcada pela simplicidade, autenticidade e pelo carinho com o ouvinte, a quem ele carinhosamente chama de sua “segunda família”.
Mercecida aposentadoria
Atualmente, Maneca vive uma aposentadoria tranquila, sob os cuidados e o carinho da família, em Balneário Camboriú. Viúvo de sua companheira de 67 anos, Iracema Melegari Corrêa, falecida em 2021, ele comemora os 93 anos rodeado pelo amor das cinco filhas, netos e de uma legião de ouvintes e admiradores que cresceram embalados por sua voz nas ondas do rádio.

Fonte: SCC/Rádio Clube
Siga: @barao.online


