O depoimento é realizado em uma sala preparada, com o acompanhamento de profissionais especializados
Foi marcado para a tarde desta quarta-feira (5), no Fórum de Lages, o depoimento de um menino de 13 anos, que teria sido vítima de abuso sexual por um padre da cidade. A oitiva, agendada para as 15h, será conduzida sob o regime de Depoimento Especial, um procedimento humanizado e obrigatório em casos que envolvem crianças e adolescentes.
O depoimento especial é realizado em uma sala preparada, com o acompanhamento de profissionais especializados. O método visa proteger o menor de qualquer revitimização e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade da prova para o processo judicial.
Situação do inquérito
O advogado de defesa do padre, Gabriel Antunes, enviou uma nota informando que o processo tramita sob segredo de justiça, o que o impede legalmente de divulgar detalhes ou documentos. A defesa afirmou que todas as medidas jurídicas necessárias foram adotadas, e que o inquérito segue tramitando normalmente no Poder Judiciário.
O advogado destacou ainda que o padre está colaborando com as autoridades e está confiante no esclarecimento dos fatos.
Repercussão e envolvimento em outro caso
O caso ganhou grande repercussão na Serra Catarinense após a família do menino realizar a denúncia à polícia em junho deste ano.
Além do processo em Lages, o mesmo religioso também é réu em outro processo na cidade de Urubici. O Ministério Público pediu a condenação do padre por importunação sexual contra um menor de idade em um caso que teria ocorrido em novembro de 2022. Este processo está em fase final, aguardando a decisão da Justiça.
As comunidades de Lages e Urubici, juntamente com as famílias das vítimas, acompanham o desfecho desses processos com expectativa. O padre já foi afastado da igreja, conforme confirmado por outro padre da paróquia que ligou para a família.
O impacto psicológico em no adolescente é profundo. A mãe descreve que ele está “bem abalado psicologicamente”, chora de dor, tem medo de tudo e vergonha de ir à escola.

Imagens meramente ilustrativas
Fonte: Rádio Clube de Lages
@barao.online



