TURISMO URUBICI – NOTA DE REPÚDIO
A Prefeitura de Urubici, o Conselho Municipal de Turismo, Aciur, Pouserra, Associação de Guias e demais associações, representando todos os seus cidadãos, vem a público manifestar seu profundo repúdio à reportagem intitulada “Antes de acabar o inverno: seis dicas de roteiro de pobre na Serra Catarinense”, publicada no site NDMais.
A expressão “roteiro de pobre” é ofensiva, estigmatizante e desrespeita a dignidade dos cidadãos que vivem ou visitam a Serra Catarinense. Tal tipo de linguagem reforça desigualdades e estereótipos sociais degradantes, em vez de promover compreensão, inclusão e turismo responsável.
A reportagem, ao usar termos pejorativos, fere a imagem de acolhimento, hospitalidade e responsabilidade socioambiental pela qual o município e toda a Serra Catarinense são reconhecidos. Propagandas ou reportagens com linguagem ofensiva afetam diretamente não apenas Urubici, mas todos os municípios ao redor.
A Prefeitura reafirma seu compromisso de promover um turismo que valorize todas as pessoas, independentemente de sua condição econômica. Acreditamos que a divulgação de roteiros pode e deve ser feita com respeito, empatia e consciência social, sem apelidos pejorativos.
Assinado:
Prefeitura de Urubici
Pouserra
Aciur
CDL de Urubici
Conselho Municipal de Turismo de Urubici
Associação de Guias Serra SC

___________
@barao.online




Os preços praticados em Urubici, não são de pobre..
São mais caro que gramado…
É uma exploração..
Quem falou essa bobagem, não conhece ..
Ao invés de ajudar você piora a situação! Deve ser tão esquerdopata idiota quanto o que escreveu a ” reportagem:.
Seu comentário é idêntico ao do repórter do ND+, também não ajuda em nada. Uma coisa nada a ver com a questão.
Ainda da tempo de apagar seu infeliz comentário.
Mas é verdade. Urubici é mais caro que Gramado e Floripa.
Este deve ser o mesmo jornalista que fez a matéria do carro que faz 30 km por litro de gasolina. Fui ler e vi que se tratava de uma land rover igual a que eu tenho. Só que a minha faz no máximo 9,5 km/l. Este rapaz é só mentira que escreve.
Falou tudo. Os preços em Urubici são um absurdo. Tá muito longe de ser pra pobre. Gostei da reportagem que dá dicas do que fazer com pouco dinheiro. Galera se doeu pq quer fazer da cidade destino para milionários. Que mais pessoas falem sobre opções mais baratas. Parabéns ND+ pela reportagem
Faço minhas as suas palavras. Tem o meu apoio. Pura verdade. Parabéns !
Me fala aonde q vc foi em Gramado então ,por q quando íamos direto pra lá não era nada mais barato q Urubici .
Apoiado.. é isso mesmo ! Estão transformando Urubici em uma Gramado ou Campos do Jordão. A anos atrás eu ia com minha esposa e filhos para lá todos os anos, era viável, mas agora que estão transformando em terra de bacana, tudo tem seu valor muito acima da média, se tornando cada vez mais inviável ir para lá. Eu não sou ladrão do meu dinheiro !
Com toda certeza este Mateus Bastos, da reportagem no ND+ sobre a Serra Catarinense, não é pobre, é paupérrimo, de espírito, alma e profissionalismo, digo, é um lixo social…
Reportagem típica de repórter sem assunto e com inveja do nosso estado. Passivo de receber além da nota de repúdio, uma ação pedindo retratação perante todos que tem interesse pelo turismo catarinense. A inveja é um problema sério em alguns seres humanos.
Não li a matéria, mas se foi nesses termos, o ND+ mostrou-se extremamente chovinista e já não sei se o crédito que sempre dei às sua pautas são dignos.
Minha mãe diria:
“Que coisa feia”
“Roteiro de pobre” é pejorativo a quem se propõe fazer passeios ou viagens de baixo custo. E digo que nao somente os “pobres” que dão importância a fazer mais com menos. Quem valoriza seu suado dinheirinho, também.
Então, sim, o jornalista foi infeliz na escolha do termo.
Bem pobre o comentário do nd+.
A nossa serra catarinense é sim bem rica em todos os sentidos até pq qdo volto de Lages para Florianópolis o que não falta é a quantidade de carrões saindo do litoral e indo para a serra catarinense
É inacreditável a capacidade de nivelar tudo por baixo, quando deveria ser o inverso, sabemos ser próprio do ser humano, desacreditar turistas ou pessoas, muitas vezes em razão da forma de falar ou se vestir, acredito que a harmonia só será alcançada através do equilíbrio e de correções de rumo, dos menos capacitados intelectualmente.
Bom dia…eu sou Florianópolis, minha família também, nosso inverno favorito de classe A é essa linda cidade de Urubici…aos arredores também…vamos sempre.
Uribici, São Joaqukm, Urupema São Top.
No YouTube a região é considerada notória, versus Alpes europeus.
A t deveria retratar-se.
Turismo de alto padrão em São Joaquim, Uruguai, excelentes vinícolas…..
Urubici, São Joaquim, Urupema, São Top.
No YouTube a região é considerada notória, versus Alpes europeus.
A tv deveria retratar-se.
Turismo de alto padrão em São Joaquim, Uruguai, excelentes vinícolas…..
Agora gostaria de saber qual nome do Secretário de Turismo de Urubici-SC ?
Absurdo total! Completamente desnecessário e sem propósito algum, matéria irresponsável!
Bom dia. Meu respeito a todos habitantes de Urubici e municípios próximos. Linda região do nosso amado e próspero estado. É vergonhosa esta colocação da reportagem. Sim, somos pobres , mas de uma riqueza imensa no coração ❤️. Nosso dinheiro, mesmo pouco e ganho com suor , não nos faz menor que aqueles melhor financeiramente. Muitos que gastam sem se preocupar com o amanhã. Talvez sejam os mesmos que tiram do povo, de forma ilícita. Talvez os responsáveis por essa colocação, também estejam neste rol. A audiência desta emissora se faz com o povo ” pobre” . Porque os bem aquinhoados nem assistem essas besteiras que empurraram goela abaixo nos menos avisados. Lamentável. Lamentável.
Infelizmente, é triste ver uma divulgação de caráter desrespeitosos com as pessoas com menos condições financeiras. Isso é inaceitável. Esse autor dessa publicação deveria ser punido. Lamentável…
Muito bem colocado pelas instituições. Tais reportagens ofensivas só degradam o local e sua população envolvida, não é por outra razão que vivemos uma segregação cultural, política, racial e de classes.
Sério que turismo em Urubici e na Serra Catarinrnse é coisa de pobre? Santa ignorância, além de ter uma cultura riquíssima, culinária impecável, acomodações confortáveis e únicas, povo educado e hospitaleiro, segurança… Ficaria o dia todo enumerando as vantagens e qualidades da região, tem hospedagens e ptodutos/serviços para todos os bolsos, inclusive os mais abastados. Isso é papo de esquerdistas que odeiam o povo Catarinrnse, conhecido por seu trabalho e zelo no que fazem. Povo caprichoso e honesto, SC é um estado maravilhoso, para todos que desejam aqui descansar nas férias ou trabalhar e prosperar. Parabéns ao povo Catarinrnse!
Cada vez a gente acha que não viu tudo. A infeliz reportagem sobre a o turismo em Urubici não pode ter sido de um jornalista. ” Roteiro de pobre”, que pobreza de espírito!!
Sempre tem arrependimento. Faça-o e resgate a idoneidade.
Meus pêsames ao repórter que fez esta matéria infeliz da LINDA URUBICI.
ND só dá valor pra Floripa. Serra Catarinense é roteiro de pessoas do Brasil imteiro.
Poderiam se preocupar com o mesmo afinco nos detalhes da cidade que ferem a atividade, como as armadilhas para turistas, igreja fechada, estradas péssimas… e não colocar tanto tamanho em uma simples matéria..
Chamar de “roteiro pobre” é no mínimo desconhecer a riqueza desse município de Ubirici, quem sabe ele (s) quiseram dizer ao contrário?
Pobre é ofensa ? é degradante ? meu Deus quanta hiprocisia.
Otima resposta!
Como frequentador de Urubici, e entorno, desde 2009 afirmo que de tendenciosa a matéria não nada. Estive em julho, com minha esposa, e ficamos horrorizados com os valores fora da normalidade praticados pelos estabelecimentos alimentícios do centro.
Eram pratos individuais iniciando de R$ 120 a R$ 140. Se isto como prática abusiva, não sei como descrever. Fora o atendimento deixando a desejar.
Urubici, como cidade turística precisa avançar, e muito. Não tem condições de na alta temporada local, vulgo inverno, os bares e restaurantes fecharem a partir das 21 horas.
No mais, espero que a prefeitura faça um ajuste junto aos estabelecimentos para que sejamos mais bem acolhidos.
Cordialmente….
De pobre?
Pobre não sai de casa;
Mas, deveriam respeitar o direito a meia entrada p/ idosos, estudantes etc.
Pelo menos, quando fui aí, em 100% dos lugares que visitamos, não reconheciam este direito.
É muita ganância!
Mesmo que tenham usado aspas na expressão “roteiro de pobre” ficou sim um tom muito pesado. Totalmente desnecessário e ofensivo para com a cidade e toda a região.
Sim. É de repudiar mesmo.
O referido site ND…adora bajular os novos ricos da Região mostrando seus patrimônios e festas.
Não é de estranhar que não tenham citado Balneário Camboriú.
Tendência natural de tal site
Concordo quando dizem que não é turismo para pobre, até porque acho um lugar muito caro para o que é oferecido. Cobram valores altíssimos por hospedagem, refeições e atrações no nível da serra gaúcha e entregam muito pouco. Melhor seria classificar como turismo para ovários.
CAMBADA DE NÃO SEI O QUE !!! Todos metendo pau e sequer entenderam o que o post que recebeu a “nota de repúdio” falou, vão aprender interpretação de texto !!!!
E o Chefe de Redação do NDMais estava de férias? Incrível como um site de tanto prestígio, comete tamanha gafe e permite a publicação desta reportagem. Só tenho a lamentar por essa infelicidade da equipe de Jornalismo.
Lamentável o comentário!
O município de Urubici e seus cidadãos estão se empenhando para transformar sua matriz econômica. Essa mudança começou há anos, sem qualquer incentivo externo, movida apenas pela determinação e pelo trabalho árduo da comunidade.
Ainda há muito a fazer, mas os avanços já conquistados são expressivos. Pessoas de diferentes lugares apostaram em Urubici, muitas vezes com recursos limitados e grandes sacrifícios, para empreender e acreditar no potencial da região, mesmo sem garantias de retorno. Isso é coragem!
Todo início exige esforço e dedicação. Só quem realmente faz e realiza entende o quanto isso demanda. Muito provavelmente, o autor da matéria e o responsável pelo editorial do jornal não compreendem o que está em jogo.
O ciclo de crescimento depende do interesse do empreendedor em investir — um processo que leva anos para se equilibrar e se tornar rentável, principalmente quando se parte do zero.
Urubici está de parabéns: é um exemplo inspirador de como é possível transformar o lugar onde vivemos. Poderia ter permanecido no ostracismo, mas escolheu mudar a própria história.
Palhaço esse projeto de repórter. Tem que voltar aos bancos escolares.
pobre é ele que não deve conhecer Urubici cidade maravilhosa fui a mês atrás fiquei apaixonado pela cidade é uma riqueza em tudo vou voltar pra ficar mais tempo lá
Ninguém é obrigado a gostar de Santa Catarina, mas não dá. O direito de falar mal de Santa Catarina. Nós temos os melhores passeios, os lugares mais bonitos desse país e mais desprezerbado, se não gosta de Santa Catarina. Vá pra o Nordeste passar bem idiota
Gostei disso! O jornalismo “rodapé” tomou conta do Brasil. É triste ver tanta falta de inteligência, competência e vocação na maioria dos “jornalistas” que lotam as redações dos órgãos de imprensa de Santa Catarina e do Brasil. A qualidade foi nivelada por baixo. O jornalismo se transformou em “profissão de pobre” de inteligência, de capacidade e vocação. Pobre profissional que escreveu essa manifestação carregada de ódio e preconceito. Tchau, ND!
Decepcionante a matéria!
Seu ator envergonha a qualidade do veículo que representa. Seu tendencionismo é gritante!
Parabéns aos agentes públicos e privados que redigiram o “repúdio”!
A questão é, a ofensa descarada não só do “jornalista” quanto do “jornal” ou seja um terrorista solta uma bomba mata 10, o jornal chega a atingir cidades e Estado e até o país inteiro. Só nota de repúdio não me deixa satisfeito com tal terror. Já vejo diferente
achei pejorativo o termo “turismo p pobres”.Urubici d seus arredores é linda, porem no que se refére aos preços praticados , qualidade dos serviços, e horários de atendimento, deixam muito a desejar, os mesmos valores ou até abaixo .se pratica na sérra gaúcha, e oferecem mais, pôrem temos que considerar qué é um proçésso em desenvolvimento, mas ” primeiro entregar e depois cobrar”
A materia do ND+ é preconceituosa e fere a dignidade humana, tanto dos turistas quanto das entidades envolvidadas, que organizam o turismo na regiao de Urubici. A Nota de Repúdio foi muito bem elaborada. Parabéns as entidades! Porém, além de protestar seria oportuno essas mesmas entidades discutirem com os restaurantes e hoteis os precos praticados, pois estão explorando o turista e não o turismo. Ali não tem nada de “turismo pobre”.
Vindo dessa emissora não podia esperar coisa diferente…
Não deveríamos dar tanta importância para uma matéria tão pobre . Porque a maior pobreza é a de espírito. sou de fato pobre ,mas para mim foi um das maiores riquezas que adquiri em minhas inúmeras viagens que fiz em minha moto com apenas 250 cilindradas.
Desrespeito total
Curioso ver alguém tentando diminuir Urubici… e só conseguindo exibir a própria mediocridade. Enquanto isso, a Serra segue linda, crescendo e mostrando o que tem de melhor.
Total desrespeito pelo cidade de Urubici, pelos cidadãos do município e por Santa Catarina.
Total desrespeito pelo cidade de Urubici, pelos cidadãos do município e por Santa Catarina. Muito infeliz no título da matéria.
Calma, ele só transmitiu a imagem dele. Pobre.
Não existe mais caro ou mais barato o que existe é pessoas que ganham pouco outras que ganham muito ,o que é caro pra umas pode ser barato pra outras e vice-versa .
Quem acha que nosso lindo e querido estado “é turismo de pobre”, que vá fazer seu turismo em outros lugares e deixe nosso lindo e maravilhoso estado, nossa Santa e bela Catarina para os que sabem o que é bom e viver bem com paz, amor e respeito.
A nota de repúdio valorizou a matéria do infeliz estagiário.
Esquece, segue em frente e deixa que o infeliz siga na sua insignificância.
Lendo e fazendo uma analogia crítica, entendi a boa vontade do repórter, porém escolheu muito mau o termo, pois deveria ter usado a expressão: “roteiro econômico”, pois os bem abastados também gostam de economizar numa viagem, num passeio. A chamada seria bem recebida por todos com essa expressão, porém o adjetivo qualificativo usado deu um toque de esnobe à chamada. Foi um infelicidade, mas nada que uma retratação e outra boa matéria, não se chega à um bom acordo entre as partes.
Na minha humilde opinião a profissão que mais caiu em descrédito no Brasil nos últimos anos, foi a de jornalista. Não dá mais pra acreditar em nada que lemos ou assistimos. Um baixo nível e falta com a verdade, sem contar o viés político! Chega !!!
Eita pensei que só era Eu tinha percebido os preços de Urubici, viajei ano passado pra Urubici primeira vez que conheci! Obs: (sou de outro estado) fiquei traumatizado rsrs com os valores cobrados. Espero com essa nota de repúdio da prefeitura local dão uma freiada nos absurdos cobrados q estão fazendo com esse município q é tão top.
Sem crédito essa reportagem. Estive hospedada lá,os preços são para todos os bolsos e gostos. Lugar lindo e acolhedor.
Sim pobre trabalhei 35 anos para me aposentar com salário baixo trabalho ainda e fiquei muito triste é lugar maravilhoso já fui muito bem recebida nos lugares pobre sim mais sem tirar nada de ninguém
Visitei Urubici a 10 dias atrás, lugar incrível e único.
Parabéns povo de Urubici, vcs são muito acolhedores .
Em breve voltarei
Infelizmente cada vez mais se vê esse tipo de evento preconceituoso em Santa Catarina. Uma pena ….
Primeiro que não existe mais pobre ( dinheiro) no Brasil tupiniquim pois o pai dos pobres em seus mais de vinte anos no poder já extinguiu essa classe social. ( contém eufemismo)
Segundo que pobre de espírito existe sim e muito no mundo inteiro né, mas no Brasil é diferente.
Terceiro que urubici é linda , a serra catarinense é linda, e sim , qualquer um pode e deve visitar um dia esses lugares , com dinheiro ou sem dinheiro, da sua maneira e ver que o Brasil é um país lindo, que só precisa de gente rica de ESPÍRITO.
Em Fevereiro 2025 visitamos urubici com 3 casais com com mais de 60 anos e fomos muito mal atendidos no parque do avencal, quando solicitamos meia entrada para idoso LEI FEDERAL, fizemos reclamação junto à secretaria de Turismo e nunca fomos contatados, entramos com um pedido de esclarecimentos junto ao PROCON DE SC sendo que o processo está em andamento. Esperamos que ainda nesta década tenhamos algum retorno, portanto URUBICI é uma cidade turística para jovens e não para pessoas da TERCEIRA IDADE, muito triste. Nosso grupo é um que não indicamos essa cidade para visitar