O Núcleo de Gastronomia da Acil promoveu na tarde desta quarta-feira, o café de lançamento do 3º Simpósio Nacional de Gastronomia e Turismo da Serra Catarinense, em parceria com a ACIL e CDL.
O evento oficial acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no CentroSerra, reunindo especialistas, empresários e apaixonados pela gastronomia e pelo turismo da nossa região.
A Imprensa marcou presença para registrar esse momento que promete movimentar a Serra Catarinense.

A programação inclui palestras técnicas, workshops práticos, degustações, feira de agroindústrias e atrações culturais, valorizando a identidade gastronômica e turística da Serra Catarinense. Entre os nomes confirmados, estão o chef peruano César Augusto Viscaya, que falará sobre a gastronomia como motor estratégico do turismo, e a especialista em vinhos Graci Menezes, referência em vinhos de altitude.
O Simpósio marca ainda a estreia do 1º Concurso Gastronômico, realizado em parceria com a Rádio Clube de Lages. A competição será aberta a profissionais e amadores, premiando pratos nas categorias doce e salgado. As inscrições serão divulgadas ao público e a pré-seleção ocorrerá no dia 19 de outubro, no Mercado Público. Serão escolhidos 10 finalistas, cinco pratos salgados e cinco doces, e, durante o evento, os três melhores receberão premiação especial.
Outra novidade são os encerramentos temáticos ao ar livre, como o churrasco e parrillas com técnicas ao vivo e experiência de fogo de chão, e hambúrguer artesanal com as tendências, mercado e inovação. E, através de uma parceria com o Núcleo de Negócios Cervejeiros da ACIL, haverá uma ação no estilo Stammtisch, com degustação e comercialização de cervejas artesanais da região. Para completar, a programação cultural contará com apresentações musicais que celebram as raízes nativistas.
Os ingressos já estão disponíveis no Sympla, com lotes promocionais com 35% de desconto até o dia 20/09 e pacotes especiais para grupos, com 10 ingressos tem 15% de desconto e 20 ingressos tem 30% de desconto.

Palestrantes confirmados:
- Ketrin Ramos (Lages) — Doces finos autorais: estética, técnica e encantamento como posicionamento de mercado.
- Ana Paula Bueno (Lages, nucleada) — Bolos recheados e decoração: personalização, tendências e experiência em confeitaria.
- Camila Rocha (Vitorino, nucleada) — Tábuas de frios regionais: hospitalidade e produto local como experiência turística.
- Ana Bryk (Caçador) — Massas artesanais e alimentação saudável: o congelamento inteligente como ponte entre qualidade e praticidade.
- Junithi Ueda (Caçador) — Números na Mesa: A Receita da Performance: gestão e lucratividade para restaurantes.
- Tyelle Wiggers (Lages | parceria Senac) — Harmonização: vinhos e produtos serranos valorizando território e técnica.
- Dmitri Arruda (Lages) — Hambúrguer artesanal: produto de identidade, inovação e diferenciação no fast casual.
- Graci Menezes (RS/SC) — Vinhos de altitude, naturais e biodinâmicos: tendências e excelência no terroir serrano.
- César Augusto Viscaya (Peru) — Gastronomia e Turismo: a cozinha como motor estratégico de destinos.
- Ana Luiza Caleffi (Urubici/SC) — Nutrição integrativa: alimentação funcional e consciente para bem-estar.
- Igor Krupp — Gastronomia sistêmica: técnica francesa clássica + inovação + filosofia de mesa.
- Senac Hub de Gastronomia do Mar (Florianópolis) — com Aline Lopes e Maria Garcia: gastronomia costeira e inovação com produtos do mar.
Serviço:
O que? 3º Simpósio Nacional de Gastronomia e Turismo da Serra Catarinense
Quando? 27 e 28 de outubro
Onde? Centroserra Convention Center, em Lages

Fotos: divulgação
@barao.online



