A Secretaria de Estado da Educação tem intensificado as iniciativas para estimular o desenvolvimento dos estudantes da rede estadual de ensino promovendo a melhoria da aprendizagem e fortalecendo o ensino técnico e superior. Dia 11 de agosto, é celebrado o Dia do Estudante, e é importante relembrar o que tem sido feito pela atual gestão do Governo do Estado.
Qualifica SC
O Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (Qualifica SC) é uma iniciativa criada pelo Governo do Estado para implementar ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e ao desempenho acadêmico, promovendo uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade.
O Qualifica SC possui três eixos de ação interdependentes: qualificação dos dados do Sistema de Gestão de Santa Catarina (Sisgesc) e do Educacenso, melhoria do fluxo escolar e elevação da proficiência acadêmica.
Ensino técnico
Nos dias 5 e 6 de agosto, a SED realizou o primeiro seminário para elaboração da Política de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense. Na prática, a política organizará a oferta de ensino técnico com o objetivo de promover a formação técnica da juventude catarinense alinhada com as demandas do setor produtivo catarinense e desenvolver economicamente todas as regiões do estado.
Neste sentido, a iniciativa articulada com o Plano Estadual de Educação (PEE/SC) e o Programa Catarinense Técnico (CaTec) busca fomentar o ensino técnico, uma das grandes prioridades da atual gestão do Governo do Estado.
Além disso, vale ressaltar que, por meio do Programa Catarinense Técnico (CaTec), são quase 30 mil estudantes matriculados nos cursos técnicos da rede estadual, um aumento de 150% desde a criação do programa em 2024. Ao todo, são 75 cursos em diversas áreas.
Universidade Gratuita e Fumdesc
Em apenas dois anos, o programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina, já beneficiou mais de 50 mil estudantes, transformando a realidade de pessoas que sonhavam em fazer uma graduação, mas não teriam condições financeiras para isso. Do total de contemplados, juntamente com o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais.
A relevância dos programas do Governo do Estado se justifica ainda mais se outros dados forem considerados, como o número de estudantes que conciliam a formação com uma jornada de trabalho. Entre todos os contemplados, 85% fazem esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.
Infraestrutura escolar
Com as novas entregas, a Secretaria de Estado da Educação reforça seu compromisso com a melhoria da infraestrutura das escolas estaduais, buscando oferecer ambientes seguros, acessíveis e adequados para o aprendizado dos estudantes. Atualmente, 198 obras estão em andamento em todo o estado, com a expectativa de que mais de 70 sejam concluídas ainda em 2025, sendo que 53 já foram concluídas neste ano.
Outro destaque é o avanço nas reformas das instalações elétricas. Ao todo, 103 escolas estão com obras em execução, 148 estão em fase de licitação para a execução da reforma nas instalações elétricas e outras 507 estão tramitando para a contratação de empresa para execução de instalações elétricas.
Fonte: ASCOM | SED
@barao.online



