Contribuinte catarinense poderá pagar o imposto usando a nova alternativa desde o dia 4 de agosto
Os catarinenses já podem pagar o IPVA utilizando o PIX desde a segunda-feira, dia 4. A novidade tem o objetivo de tornar o processo mais ágil e prático para os contribuintes. Atualmente, o Governo do Estado disponibiliza o uso do PIX para o pagamento do ICMS, do ITCMD e de taxas da Segurança Pública, como 2ª via e transferências. Além do IPVA, agora também poderão ser pagas por PIX as taxas vinculadas ao veículo, como licenciamento e registro.
Instantâneo
Com o PIX, o pagamento será processado em poucos minutos. Essa nova modalidade também não fica limitada aos bancos credenciados, podendo ser realizada por meio de qualquer instituição financeira.
O que muda para o contribuinte
Com a nova opção de pagamento, o boleto do IPVA passará a contar com um QR Code que permitirá a quitação do imposto via PIX. O contribuinte poderá optar por pagamento em cota única ou parcelado em até três vezes, seja via PIX ou pelo tradicional código de barras. Caso opte pelo cartão de crédito, ainda poderá parcelar em até 12 vezes.
Atenção aos golpes
Para gerar seu QR Code PIX, o cidadão deverá utilizar apenas o Detran Digital, sistema oficial de pagamento do Detran/SC. O acesso ao Detran Digital só é permitido com o login via GOV.BR, uma exigência que ajuda a diferenciar o sistema oficial de sites falsos criados para golpes.
A SEF/SC e o Detran/SC não enviarão QR Code PIX por qualquer canal – não será enviado e-mail nem SMS com o código do PIX. Caberá sempre ao cidadão emitir seu próprio QR Code por meio do Detran Digital.
Site oficial Detran: DETRAN DIGITAL

Fonte: Governo SC / Detran SC
#BarãoOnline



