O Governo do Estado anuncia uma importante mudança no cronograma do Programa Universidade Gratuita nesta segunda-feira, 2.
Já a partir do segundo semestre de 2025, todas as etapas de inscrição, renovação e contratação serão antecipadas. A decisão foi tomada após diálogo com representantes das instituições universitárias e dos acadêmicos.
Com a nova medida, o Governo reafirma o compromisso com o fortalecimento da educação superior catarinense e com cada estudante que deposita a confiança no Programa Universidade Gratuita, uma das maiores políticas públicas já implementadas em Santa Catarina. A alteração visa garantir que, no momento da matrícula, o aluno já conheça sua situação no Programa, proporcionando mais previsibilidade, segurança e tranquilidade para planejar seus estudos.
Evolução do cronograma
2025.2: inscrições, renovações e contratações serão realizadas antes do início das aulas. O edital será lançado já em junho;
A partir de 2026.1: todas as etapas ocorrerão antes do período de matrícula, permitindo que os estudantes saibam com antecedência se atendem aos critérios do Programa, evitando dúvidas ou débitos indevidos.
Simulação do índice de carência
Além disso, outra novidade é que os estudantes poderão testar o seu índice de carência antes de efetuar a inscrição no programa, o que permitirá mais conhecimento e transparência sobre sua condição.
Universidades darão suporte
Em comum acordo com as instituições universitárias, a SED orienta que os estudantes classificados com índice de carência e que estiverem enfrentando dificuldades entrem em contato com suas respectivas universidades. Os reitores estarão à disposição para realizar os encaminhamentos adequados a cada situação.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação
#BarãoOnline




E quem ficou com o sonho da universidade gratuita transformado em dívida, frustração, desespero, o governo Jorginho vai abandonar esses estudantes que acreditaram nele??
Seu comentário aguarda moderação
E quem ficou com o sonho da universidade gratuita transformado em dívida, frustração, desespero, o governo Jorginho vai abandonar esses estudantes que acreditaram nele??
@jorginho