quinta-feira, dezembro 11, 2025
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NOTA À IMPRESA da Rumo Logística sobre o Tronco Sul

A Rumo Logística, através de sua Assessoria de Imprensa, enviou NOTA À IMPRENSA ao Blog do Barão, destacando a situação atual e a inviabilidade da continuidade de operações do Tronco Sul

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NOTA À IMPRENSA

A Rumo informa que houve redução de mais de 90% no volume de combustível transportado até Lages (SC) logo após as enchentes do Rio Grande do Sul, que destruíram parte das conexões ferroviárias desta região.

Desde o ano passado, a empresa participa do Grupo Técnico de Trabalho do Governo Federal para tratar do assunto Malha Sul, considerando a complexidade e importância do tema.

A Rumo segue continuamente avaliando novas oportunidades e mantém o compromisso de executar manutenções periódicas no trecho, que continua operacional.

Diante da baixa demanda de produto transportado neste trecho até Lages, foram realizadas análises financeiras detalhadas durante 2024 que constataram a inviabilidade econômica da operação.

Os colaboradores terão a oportunidade de escolher outras localidades da empresa para atuar. Todo processo é baseado no respeito e na transparência e todos os benefícios foram acordados com o Sindicato da categoria.

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#BarãoOnline

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  1. Inacreditável . ABANDONARAM O RS. Obrigado por nada. O TPS é uma ferrovia construída estrategicamente, mas a RUMO decidiu abandonar. Desistiu do RS.

  2. Desculpas e mais desculpas. Se o governo federal não agir agora, as intocáveis concessionárias ferroviárias do Brasil, agirão desta forma com mais frequência. Fogem do osso e querem somente o filé.

  3. Resumindo, o desgoverno de esquerda nada faz e a Rumo de eria trocar parte da renovação por obras de revitalização do trecho. Hoje lamentavelmente o Rio Grande do Sul está isolado do Brasil por ferrovia. Vergonha!

    • O ” desgoverno ” de esquerda .Deu ao RGS mais de 70 Bilhoes , para reconstruir infraestrutura daquele Estado ..a empresa que ” abandonou ” o RGS ..foi Concessionaria que sucedeu a ALL , que faliu..e tais empresas ..foram empresas privadas , que foram Privatizadas pelos des(governo ) de Direita…

    • A tão sonhada privatização que os governos de direita tanto apoiam. Como vocês vivem falando, é só deixar na mão da iniciativa privada que a coisa funciona!

  4. A dificuldade de se ter transporte de carga contínuo, nos dois sentidos de uma via férrea é um problema que tem que ser estudado e apoiado pelo poder público para tornar a ferrovia economicamente operacional.
    Não é uma questão de subsídios e sim de incentivos e de estratégias nos modais de ligações entre grandes centros produtores e consumidores.

  5. A dificuldade de se ter transporte de carga contínuo, nos dois sentidos de uma via férrea é um problema que tem que ser estudado e apoiado pelo poder público para tornar a ferrovia economicamente operacional.
    Não é uma questão de subsídios e sim de incentivos e de estratégias nos modais de ligações entre grandes centros produtores e consumidores.

  6. Absurdo largar essa ferrovia.
    As enchentes destruíram parte da malha, mas ninguém se mexe para reconstruir por causa dessa concessão que trava.
    Agora todo combustível que antes estava sendo transportado por trens, passou a ser por navios e sua grande maioria por rodovias . Exemplo o acidente que queimou vários carros em SC.
    Estão sobrecarregando as rodovias, colocando a população em risco e ganhando muito dinheiro em pedágios, que é oque mais se tem visto aqui no RS nos últimos anos.

  7. A coisa da nojo.
    Estes bolsonaristas fanáticos já tem que colocar ideologia no meio. Como se eles tivessem feito alguma coisa pra manutenção do tráfego ferroviário neste trecho.
    São uns doentes

  8. Isso é um desastre para toda a fragil infraestrutura da regiao, as rovias nao tem mais capacidade de aumento de trafego aí vem uma noticia dessas, infelizmente o Brasil esta com a marcha a ré engatada

  9. A empresa RUMO se acreditar em Palmas Paraná Sul vai se dar bem. Passe com um traçado de linha na cidade de Palmas, a cidade que pode crescer a produção de grãos de soja, transporte soja madeira para o porto de Santos e Paranaguá. Sonho que acredito que vai realizar.

  10. Impressionante e nojento, acima de tudo, o descaso que essa “tal” de Rumo trata o Rio Grande do Sul.
    A desculpa é sempre a mesma: inviabilidade econômica.
    Mas, afinal por que são concessionários ?
    Só pra operar no quê já está pronto ?
    E a importância histórica do RS na produção agricola e na pecuária?
    Ah e no turismo …

  11. É hora do governador de Santa Catarina e Rio Grande do Sul fazer alguma coisa, dialogar com o governo PT do lula e resolver este problema. Se bem que a região sul do Brasil está abandonado por este governo lula!

  12. O motivo do grupo Rumo em abandonar o trecho é muito simples
    A concessão vence em 2027
    Eles estão aguardando a renovação da concessão, porém o desgoverno não dá resposta(imagino que estão lokos pra criar uma nova rffsa cheia de tetinhas)
    Se eu fosse dono da Rumo, não seria loko de investir num trecho que estou prestes a perder.
    Simples assim
    Mas acho que se fizermos o L
    Com muito amor
    🧡
    Tudo vai dar certo
    😀

  13. Bom, está na hora de uma empresa de verdade tomar as rédeas aqui no sul (SC e RS). Porque demanda tem, só falta boa vontade e um investimento inicial. Que seja chinesa, alemã ou russa, etc…

  14. Essa empresa só faz isso (abandonar o trecho) porque o poder concedente é incompetente para cobrar e/ou multar . Infelizmente, eles só querem o filé mignon..esses são os empresários brasileiros, criticam os governos, reclamam eficiência governamental e etc…porém, a realidade é outra: só querem benefícios ou como se diz na gíria: mamar na teta governamental.

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