quarta-feira, maio 14, 2025
Google search engine
HomeUnifacvestUNIFACVEST: Título de Doutor Honoris Causa ao Governador Jorginho Mello

UNIFACVEST: Título de Doutor Honoris Causa ao Governador Jorginho Mello

Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, às 19h, o magnífico Reitor da Unifacvest, prof. Dr. Geovani Broering outorga o Título de Doutor Honoris Causa ao Excelentíssimo Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello

Solenidade

A solenidade de concessão que acontece no Teatro da Universidade foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário – CONSUN no dia 30 de setembro de 2024.

A concessão da outorga consta do Artigo 176 do Regimento Interno da Unifacvest, verbis: “Os títulos honoríficos atribuídos, aprovados pelo CONSUN, mediante proposta encaminhada pelo Reitor, são: I. ‘Doutor Honoris Causa’ […]”.

A reunião do CONSUN que autorizou a outorga foi realizada, estando presentes os seguintes conselheiros: Geovani Broering, Soraya Lemos Erpen Broering, Júlia Erpen Broering, Ricardo Leone Martins, Renato Rodrigues, Rafael Floriani, José Correia Gonçalves, Henrique Vicente de Bitencourt, Cristiane Andreza e Suiane Teles dos Santos. Também presente, o Presidente da Mantenedora Victor Erpen Broering.

Broering anunciou a Comenda ao Governador  publicando que comunicava, “com orgulho, que o CONSUN confirmou por unanimidade, a indicação minha e da família Erpen Broering para conceder-lhe o Título de Doutor Honoris Causa pelo trabalho realizado para o Desenvolvimento de Santa Catarina e de todos os catarinenses, em especial, pelo investimento firme, massivo e decidido na Educação Superior, beneficiando milhares de acadêmicos”.

No convite para as autoridades públicas, civis e eclesiásticas e aos docentes e acadêmicos, concluiu: “este ato contribuirá para estreitarmos, cada vez mais, as parcerias que estamos construindo ao longo dos últimos anos, pois como tenho dito, a Unifacvest é uma Universidade para a Comunidade”.

Curriculum Vitae

Jorginho dos Santos Mello é natural  de Ibicaré, cidade do meio-oeste catarinense. Nasceu em 15 de julho de 1956 e é filho de Oscar dos Santos Mello e Célia Maria Mello. É pai  de Bruno e Felipe Freitas Mello e avô de Laurinha, Vítor e Jorge luiz.

Formado em Estudos Sociais, Administração e Direito atuou como bancário, administrador e advogado. Foi Gerente e Diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), entre 1975 e 2002. Iniciou a vida política aos 18 anos, eleito Vereador de Herval d’Oeste em 1976. Foi o mais jovem Presidente de Câmara do Brasil, entre 1977 e 1978. Exerceu a função de tesoureiro da União de Vereadores de Santa Catarina, em 1979. Foi Conselheiro do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), de Florianópolis, em 1999.

Elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, integrando a 13ª Legislatura (1995-1999). Foi Reeleito Deputado Estadual  para a 14ª Legislatura (1999-2003). Para a 15ª Legislatura (2003-2007). Para a 16ª Legislatura (2007-2011). Nessa Legislatura, tomou posse no cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina entre fevereiro/2009 e janeiro/2010 e, nessa condição, assumiu como Governador interino do Estado de Santa Catarina no período de 9 a 20 de outubro de 2009. Foi, também, vice-presidente da Alesc entre fevereiro/2010 e janeiro/2011.

Elegeu-se Deputado Federal por Santa Catarina para a 54ªLegislatura (2011-2015). No ano de 2011, foi eleito o segundo parlamentar mais atuante do Congresso Nacional, de acordo com a Revista Veja. Na Câmara participou da aprovação de dois projetos relevantes: do Programa Nacional de Ensino Técnico (PRONATEC) e das alterações do SUPERSIMPLES, sendo relator na Comissão de Constituição e Justiça.

Reelegeu-se Deputado Federal por Santa Catarina para a 55ª Legislatura (2015-2019). Presidiu a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebida. Contribuiu para a aprovação do projeto que aperfeiçoou o Supersimples.

Nas eleições de 2018, Jorginho Mello foi eleito Senador por Santa Catarina e tomou posse à 56ª Legislatura (2019-2023). Foi eleito em 2022 para ser o 45° Governador do Estado de Santa Catarina no período Republicano.

Como Governador, imita o seu nascimento. Tem pressa. Nasceu com sete meses e o seu nome, no diminutivo, é uma homenagem do seu pai ao amigo da família, seu Jorge, conta com orgulho.

Na administração do Estado teve pressa para garantir aos estudantes catarinenses a bolsa integral para cursar o ensino superior.

Essa pressa para qualificar todos os catarinenses com formação superior é reconhecida nesta data, pelo Centro Universitário Unifacvest, que lhe concede o Título de Doutor Honoris Causa pelo notável desenvolvimento da educação superior dos catarinenses, sobretudo pelos investimentos no programa FUMDES.

 

 

 

Texto: Ricardo Leone Martins

Arte: Marcelo Marin

Foto: acervo Secom/SC

Fontes: Alesc, Câmara dos Deputados e Secom/SC

#BarãoOnline

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Amauri on Cadê o noivo?
Lair Antunes Machado on Festa do Pinhão será na Joca Neves
Luiz Carlos Brochveld on E agora, Podemos?
Amauri on E agora, Podemos?
Ademir José de Souza on Festa do Pinhão será na Joca Neves
Tiago amarante delfes on Festa do Pinhão será na Joca Neves
Orlando Francisco da Rosa Sobrinho on Festa do Pinhão será na Joca Neves
Paulo César De Andrade Duquesne on NOTA À IMPRESA da Rumo Logística sobre o Tronco Sul
José Claudinei Inacio Ferreira on Rumo Logística desativa linha férrea em Lages
Antônio Carlos Rodrigues de Camargo on NOTA À IMPRESA da Rumo Logística sobre o Tronco Sul
Antônio Carlos Rodrigues de Camargo on NOTA À IMPRESA da Rumo Logística sobre o Tronco Sul
Waldomiro Pelentil De Oliveira on NOTA À IMPRESA da Rumo Logística sobre o Tronco Sul
luizbatista.serralheiro@gmail.com on Rumo Logística desativa linha férrea em Lages
Nevio S. Fernandes on Navalhada da Semana – 13 março
Nevio S. Fernandes on Navalhadas… urgente
Nevio S. Fernandes on Carmen anuncia 35ª Festa do Pinhão
Vanderlei pereira da Silva on Banco do Emprego tem 346 vagas de trabalho
Camila on É sério isso?
Claudemir Fidax on É sério isso?
Claudemir Fidax on É sério isso?
Amauri on É sério isso?
Alexandre on Bastidores da Posse
Nevio F. Filho on Boas Festas e um Feliz Natal!
Nevio S. Fernandes on Bastidores da Diplomação
Thiago luqueta on Os nomes da segunda coletiva
Narciso Marques on Navalhadas de sábado
Narciso Marques on Navalhadas de sábado
Névio S. Filho on A Jogada de Mestre de Carmen
Névio S. Filho on Armado de facão no Méqui
Névio S. Filho on Só mudou o prefeito!
Mauricio Felix Hermes on Adeus ao Professor Altair Baú
José Roberto Ribeiro on Debate na RC7 estava morno, até que…