NESTA EDIÇÃO: o julgamento no TSE foi o fato político da semana em SC. Os reflexos em Lages e uma nova composição que começa a ser negociada no Oeste, na Serra e na Capital. O fim das cortesias na Festa. Consultoria dá cara nova à Festa do Pinhão. Bronca de empresário com o Parque. Já está no ar o Podcast Cris & Barão nº 1, com a prefeita Carmen.
Senado da República
O fato político da semana em Brasília — mas com repercussão direta em Lages — foi a decisão do Tribunal Superior Eleitoral pela manutenção do mandato do senador Jorge Seif Junior.
O placar não foi apenas jurídico. Foi político. E dos grandes. Em Santa Catarina, muita gente que já ensaiava discursos e redesenhos estratégicos precisou guardar a caneta e rever o mapa.
Deputado Federal
O fim do julgamento de Jorge Seif no TSE também “liberta” o ex-governador Raimundo Colombo, que agora pode concentrar forças na retomada da carreira política, com a pré-candidatura a deputado federal que já vinha articulando.
É um reforço considerável para a nominata pessedista. Junto com Júlio Garcia e o pastor Ismael dos Santos, forma-se um trio puxador de votos respeitável. No PSD, ninguém joga parado.
Centrão em SC
E, para concluir o capítulo político, o serviço secreto do Barão apurou que as conversas vão muito além da Câmara Federal. Estuda-se uma composição de Centro — com apoio do MDB e até de setores da esquerda — que pode trazer uma surpresa como candidato ao Senado e outra ainda maior ao governo do Estado.
Por enquanto, tudo em fase embrionária. Mas, como ensina a política catarinense: onde há fumaça… geralmente já tem café sendo passado.
Barão na Festa
Cortesias
A contagem regressiva para a 36ª Festa Nacional do Pinhão começou marcada por mudanças estruturais. Um modelo inédito: Parque com portões abertos e shows nacionais em arena fechada.
Na prática? Acaba a tradicional “farra” das cortesias, aquelas “gentilmente” solicitadas por órgãos e entidades que a gente nem imaginava que tinham tanto interesse cultural assim.
A resposta agora é objetiva: para o Parque aberto, não precisa cortesia.
“Ah, mas quero ver o show do Luan Santana…” Bom, aí é evento privado. Compre o ingresso.
Simples. E revolucionário para os padrões locais.
Consultoria
Acertadíssima a contratação de uma consultoria para a Festa do Pinhão. Se a ideia não é voltar ao formato de quermesse, nada mais coerente do que buscar quem entende do riscado.
Festa de 20 dias para 600 mil pessoas não se organiza no improviso. Quem olha para modelos como a Oktoberfest de Blumenau sabe que profissionalização não é luxo — é necessidade.
Bronca
O dono de uma das grandes empresas brasileiras do setor de eventos foi direto com a prefeita: não participaria da licitação.
E emendou: “No dia em que a prefeitura sair do Parque para realizar a Festa — pode ser até em um campo limpo — me chame que eu venho com o maior prazer.”
Pelo visto, a bronca não é pequena. E não é recente.
Toque feminino
A proposta da prefeita Carmen Zanotto e da secretária Ana Vieira é caprichar na decoração do Parque como nunca antes.
A arena fechada dos shows é responsabilidade da empresa vencedora. Mas o Parque, com portões abertos, será tratado como “a nossa casa”. Voltam a Rua dos Boys, o Palco Alternativo, o Parque Infantil — e tudo com ambientação especial, como se fosse a sala de estar do lageano.
Se executar como prometido, muda o padrão.
Podcast Cris & Barão
Já está no ar, no YouTube (Imagem TV Lages e no canal miltonbarao), o primeiro Podcast da dupla Cris & Barão.
Abrindo a temporada 2026, a prefeita Carmen Zanotto. Foram 45 minutos de conversa — e ainda faltou pauta. Tanto que ficou o compromisso de uma segunda edição.
Aliás, ela mesma se autoconvidou…
Era só, por enquanto.
@barao.online


